Total de visualizações de página

domingo, 17 de julho de 2011

Igualdade - SWAMI VIVEKANANDA

Irei postar o conceito de "IGUALDADE" no ponto de vista do "SWAMI VIVEKANANDA" do livro  "Karma Yoga - A Educação da Vontade" , pois achei muito interessante. 

-----
A Primeira coisa em que devemos pensar é na igualdade. Essas ideias do século de ouro tem dado um forte impulso a ação. Muitas religioes pregam que Deus virá reger este universo e que entao as condições serao iguais para todos. As pessoas que pregam estas doutrinas sao simples fanaticos, e os fanaticos sao, em verdade, os homens mais sinceros. O eristianismo foi pregado sob sugestoes desse fanatismo, e assim atraiu os gregos e os romanos escravos. Acreditam estes que sob a religia de um século de ouro, terminaria a escravidao e teriam o suficiente para comer e beber ; e portanto , abraçaram a causa cristã. Os que originalmente pregaram a idéia , forao simples fanáticos ignorantes , porem sinceros.


Nos tempos modernos esta aspiração de século de ouro se encerra na formula : liberdade , igualdade,fraternidade. Isto tambem é fanatismo. Averdadeira igualdade jamais existiu nem existirá sobre a terra. Como podemos ser todos iguais ? esta espécie do mundo ser como é ? O equilibrio perdido. No estado primitivo , chamado caos, existe perfeito equilibrio. Como surgiram as forças criadoras do universo ? Pela luta,competição e conflito.

Supondo que as partículas da matéria se achassem em equilibrio , seria possivel a criação ? A Cienca afirma que nao. Agitai a água e vereis que cada uma de suas particulas voltara a quietude, precipitando-se umas contra as outras; e do mesmo modo os fenomenos que constituem o universo (as coisas que ele encerra) lutam por volver ao perfeito equilibrio. Produz-se uma perturbação,e de novo ocorrem a combinação e a criação. Ao mesmo tempo, as forças que lutam pela igualdade sao tao necessarias à criação como as que a destroem.

A igualdade absoluta , isto é, o perfeito equilibrio das forças em luta em todos os planos , nao é possivel em nosso mundo. Antes de alcanças esse estado , o mundo sera inadequado para qualquer espécie de vida. Vemos entao que o século de ouro e a igualdade sao impossiveis e se quiséssemos leva-los a pratica, nos conduziriam a destruição. Que é que constitui a desigualdade entre os homens ? Principalmente a diferença de cérebro. Ninguem , a nao ser um desequilibrado, diria hoje que nascemos com a mesma capacidade cerebral. Chegamos ao mundo com faculdades determinadas, impossiveis de alterar. Os indios americanos habitavam esta regiao há milhares de anos, porem chegaram vossos antepassados e desde entao mudou o aspecto da regiao. Por que nao fizeram os indios melhoramentos nem construiram cidade, se somos todos iguais? com os vossos antepassados apareceu uma classe diferente de poder cerebral.

A Absoluta igualdade é morte. Enquanto durar este mundo, existirá a diferenciação,e a idade de ouro da igualdade perfeita chegará só quando chegar a seu termo um ciclo de criação. Antes , essa igualdade nao poderá existir. No entanto, esta idéia de realizar o século de ouro é um estimulo de grande poder. Assim como a desigualdade é necessaria para a criação, tambem o é a luta para limitá-la. Se nao houvesse luta para sermos livres e voltarmos a Deus, Nao haveria criação. É a diferença entre essas duas forças que determina os motivos para atuar , alguns tendentes as limitação e outros à liberdade.


---------------------------------
Imagem do Livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário